Serviços

Sistemas de Monitoramento de Vibração On-line


Nos dias atuais o monitoramento de máquinas e equipamentos através de sensores de vibração é cada vez mais constante. Além de aumentar a confiabilidade do sistema produtivo o monitoramento gera economia e aumenta a produtividade.


O uso do sistema de monitoramento de vibração On-line fornece uma lista de benefícios a plantas industriais como:


  • Reduz custos operacionais de manutenção preditiva;
  • Existe uma maior precisão na manutenção;
  • Informação instantâneas;
  • Melhora a detecção precoce das falhas;
  • Melhora o gerenciamento da planta fabril.

Atualmente o ramo de mineração usa em alta escala esses sistemas de monitoramento, isso devido à dificuldade de acesso a pontos de medição devido a temperatura e segurança.


Os sistemas de monitoramento podem ser usados em todos os tipos de máquinas e equipamentos o importante é o Engenheiro saber definir os pontos estratégicos de medição e quais máquinas devem ser monitoradas.



Análise de Frequências Críticas


Nos dias atuais é cada vez mais familiar o dimensionamento de um projeto através de simulações com elementos finitos. Essa necessidade surge em virtude da minimização de erros, melhorando a confiabilidade dos resultados.


Normas de construção de máquinas elétricas girantes solicitam uma margem de separação de até 15% entre frequências de excitação e frequências de rotação, que normalmente precisam ser comprovadas experimentalmente.


Para determinar as frequências naturais de componentes normalmente é utilizado Software de simulação 3D, onde a visualização e identificação é mais factível. Mas em casos que a simulação analítica é mais dominante, isso em virtude da praticidade e do tempo de execução.


O que vai dizer qual método você vai utilizar é:

  • Custo;
  • Qualidade;
  • Robustez;
  • Precisão;
  • Quantidade de componentes ou máquinas.






ODS - Operating Deflection Shape


A análise ODS é um método utilizado para visualizar a vibração, movimento de uma máquina ou equipamento influenciado por forças durante a operação, aplicado normalmente em máquinas rotativas. Pode ser medida através de maneiras relativamente simples, que nos dá informações para avaliar o comportamento dinâmico absoluto de uma máquina ou equipamento.


Um software permite a análise e o comportamento dinâmico da máquina ou do equipamento. O software é alimentado pelos dados coletados (amplitude/direção e frequência) através de um analisador/coletor em uma ou mais frequências definidas como sendo as críticas, onde para cada frequência tem-se amplitudes diferentes.


Onde aplica a ODS:

  • Máquinas em movimento;
  • Verificar a direção do movimento;
  • Diagnosticar se frequências de ressonância estão sendo excitadas;
  • Identificar ações corretivas de nível de ruído e vibração;
  • Corrigir falta de rigidez em estruturas.

A combinação de ressonância ou vibrações forçadas são geradas internamente pelo movimento de rotação da parte girante devido a um desbalanceamento, cargas externas ou excitações do ambiente.


Por que devo fazer ODS (Operating Deflection Shape)?


As análises ODS normalmente tem alto custo, é o último recurso para diagnosticar o problema da máquina ou do equipamento. Devido a esse custo alto busca-se outros métodos ou maneiras de identificar o problema.


Um exemplo bem prático para identificar o que devo fazer: não consegui diagnosticar o problema do equipamento o próximo recurso é uma ODS o que devo analisar:


  • Valor da máquina;
  • Custo da máquina parada;
  • Custo de manutenção;
  • Custo da ODS.

Podemos dizer que esses são os principais porem em cada situação podemos ter diferentes razões.


Exemplo um motor de pequeno porte em um equipamento, esse motor está com ressonâncias e vibração alta, cuidado o projeto não está adequado existem outros recursos que lhe podem ajudar a solucionar.


Agora se estamos falando em motores de grande porte como usinas mineradoras, geração de energia, área petrolífera etc, o custo de uma ODS será irrelevante perante a quebra do equipamento.




Projetos e Produtos


O processo de desenvolvimento do produto envolve atividades do pré-desenvolvimento, onde são feitos os planejamentos relacionados ao produto; o desenvolvimento, onde o produto é projetado, produzido e lançado ao mercado; e o pós-desenvolvimento, que acompanha o ciclo de vida do produto até seu declínio. A figura contempla a estrutura do processo de desenvolvimento de produtos.


O planejamento estratégico corresponde a primeira etapa, seu objetivo é obter um plano contendo um portfólio dos produtos da empresa, para que se possa avaliar quais produtos possuem maior relevância para o desenvolvimento e quais devem ser retirados do mercado. No desenvolvimento temos várias fases que podemos chamar de Gates onde a primeira fase é o Projeto informacional, depois o Projeto conceitual, Projeto detalhado, a Preparação da produção até o Lançamento do produto.


Acompanhar o Produto/Processo tem como principal objetivo o acompanhamento do desenvolvimento do produto, identificando necessidades ou oportunidades de melhoria avaliando a satisfação do cliente e monitorando o desempenho econômico relacionados a assistência técnica, produção e aspectos ambientais.


Descontinuar o produto e a última etapa do ciclo de vida do produto, vem de uma decisão de análises realizadas durante a fase de acompanhamento do produto. Os primeiros sinais de descontinuidade do produto são declínio no volume de vendas, redução na margem de lucro e diminuição da participação de mercado.